domingo, 13 de junho de 2010

VII Confraria de Estudos Livres em História

Olá!

Com uma ampla diversidade temática e de público, a I Semana de História da UFTM superou todas as expectativas. Nos três dias de evento, entre palestras, mesas-redondas e oficinas, a Confraria gentilmente convidada pelos organizadores, participou na abertura do evento, em sua sétima edição com a temática Lucília Rosa: 90 anos de Memória. Debatemos a partir da vida da mesma, tanto o comunismo, como questões de gênero.


Dentre os quatro confrades convidados, a historiadora Luciana Maluf e o jornalista Luiz Alberto Molinar, a partir de obra biográfica em torno da vida de Lucília Rosa, a ser inclusive lançada em agosto, contextualizaram a figura de Lucília no cenário uberabense, e discutiram a relação dela com outras figuras notáveis da cidade.



Além disto, a professora e cientista social Rosimar Querino trabalhou a relação entre comunismo e gênero, exemplificando inclusive com outras mulheres que tiveram trajetória parecida com a de Lucília. Finalizando, tivemos um breve depoimento de Ana Claudia Rosa, bisneta da protagonista de nosso debate, que falou sobre as experiências familiares e envolvimento político na família.

Agradecemos a presença de todos, os elogios recebidos posteriormente e em especial ao professores que nos confiaram tal responsabilidade.

Em breve mais novidades!

Até logo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário